Frio alimentar
Cadeia do frio, é um termo muito utilizado, referente a ligação entre a logística e a produção dos alimentos. Sua função é preservar adequadamente os alimentos expostos à refrigeração e com isso garantir sua qualidade. Ela é composta por locais climatizados e refrigerados, com verificações de temperatura, estoque e transporte dos produtos. Dois fatores se destacam na importância da cadeia do frio alimentar para os produtos, sendo eles:
Os ambientes onde são mantidos os alimentos sensíveis ao calor, são monitorados para preservar os produtos adequadamente.
As variações térmicas desses ambientes podem comprometer a qualidade dos alimentos, por isso são rigidamente controladas.
A importância da cadeia do frio alimentar: É preciso medir para controlar
O fato é que não é possível ter um controle dos produtos se não forem medidos constantemente, ou seja, se não houver um registro completo do monitoramento eficiente, todo o estoque de produtos armazenados é comprometido, o que pode levar a grandes prejuízos financeiros e redução da integridade dos produtos.
Em casos de alimentos, o monitoramento deve ser ainda mais rígido, pois os efeitos microbiológicos e bioquímicos estão ligados diretamente ao tempo em que o alimento esteve exposto e ao grau de temperatura desse ambiente, por esses motivos o controle desses ambientes deve ser excelente, uma vez que são essenciais para garantir a qualidade dos conservados.
Existem alguns índices que mostram que 30% dos produtos produzidos mundialmente são descartados, justo em um mundo onde cerca de 24,6% da população passa fome. Uma contradição significativa, com base nisso descobrimos a melhor maneira de monitorar a cadeia de frios, e com isso aprimorar os índices econômicos, que são basicamente: diminuir o desperdício.
Endereço
Rua Rio de Janeiro, 1039 – Jardim Paraíso. CEP 75711-400, Catalão – GO.